Em caso raro, bebê nasce com apenas 22 semanas de gestação: “Saudável”
A bebê, Eloah, que completará 4 meses nesta semana, nasceu no dia 25 de setembro de 2022, pesando 520 gramas, no Hospital Santa Marta
Facebook/Reprodução
A pequena Eloah (foto em destaque), que está completando 4 meses, tem muito para comemorar. A bebê nasceu no dia 25 de setembro de 2023, com apenas 22 semanas de gestação, pesando 520 gramas, no Hospital Santa Marta (HSM), em Taguatinga Sul. A menininha ficou internada durante todo esse tempo, lutou e venceu. Esta semana recebeu alta, para alegria de toda a família.
Marcos Guimarães, coordenador médico da UTI neonatal do hospital, fala sobre o caso raro. Isso porque os bebês que nascem em extrema prematuridade, além do risco de não sobreviver, podem não ter os órgãos formados, sofrendo várias sequelas, que incluem disfunções pulmonares e nos olhos. Segundo o profissional, Eloah está “saudável e sem risco de desenvolver problemas graves ao longo da vida”.
Veja imagens de Eloah ainda na incubadora:
https://cdn.jwplayer.com/players/Jza9Ayy9-HdA8q6gX.html
O coordenador ressalta que, em casos como o de Eloah, a probabilidade de óbito é de quase 84%. De acordo com ele, a equipe médica contribuiu para que o caso fosse bem sucedido. “Foram feitas diversas avaliações sobre as funções fisiológicas dos órgãos da Eloah e ela responde bem a todas elas”, disse Marcos.
A mãe da bebê, a auxiliar administrativa Ana Cláudia, de 32 anos, não esconde a emoção de finalmente poder voltar para casa. “Nunca duvidei que ela sairia viva do hospital. Agradeço muito a Deus, às mães que me deram apoio durante este período de internação e aos profissionais de saúde do HSM. A vontade que tenho é de sair gritando pelo hospital, porque estou indo para casa”, comemora a moradora de Águas Lindas (GO).
metropoles