Estudante de 20 anos é preso suspeito de planejar massacres em escolas do DF, diz Polícia Civil

Operação contou com apoio de policiais dos Estados Unidos, que atuam em Brasília. Jovem confessou organização de atos violentos.

Por g1 DF


Estudante de 20 anos é preso suspeito de planejar massacres em escolas do DF, diz Polícia

Estudante de 20 anos é preso suspeito de planejar massacres em escolas do DF, diz Políciahttps://a6ecf1e1abb5d28c68811b8780ea59f5.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Um estudante, de 20 anos, foi preso, nesta terça-feira (29), suspeito de planejar massacres em escolas do Distrito Federal. De acordo com a Polícia Civil do DF, o jovem é morador da Asa Sul e confessou a organização de atentados, além de detalhar como seriam os atos.

A prisão ocorreu durante a segunda fase da Operação Shield, da Delegacia Especial de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC). A operação contou com apoio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos da América (EUA) e da Agência de Investigações de Segurança Interna, em Brasília, que apuram informações sobre intenções de praticar atos violentos, em especial nas escolas.

O jovem foi levado à delegacia onde, segundo a Polícia Civil, afirmou que também participa de grupos com ideais nazifascistas e antidemocráticos. Agentes da DRCC encontraram fotos e vídeos relacionados à pornografia infantil no celular e na casa do estudante.

Polícia Civil do DF prende estudante que planejava atentado à escolas da capital — Foto: Divulgação/PCDF

Polícia Civil do DF prende estudante que planejava atentado à escolas da capital

Colaboração Brasil e Estados Unidos

Segundo a Polícia Civil, a Coordenação do Laboratório de Inteligência Cibernética do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizou a investigação preliminar e repassou as informações à DRCC. A Justiça do DF expediu um mandado de busca na casa do suspeito e, durante o cumprimento da ordem judicial, os policiais localizaram o jovem, que foi ouvido na delegacia especializada.

De acordo com o delegado Dário Taciano de Freitas, da DRCC, esse “é um exemplo de cooperação policial internacional, articulada entre os países envolvidos (EUA e Brasil), que envolveu a PCDF e o Laboratório de Inteligência Cibernética da Secretaria de Operações Integradas (Seopi)”.

“A operação neutralizou uma possível tragédia que poderia ocasionar consequências nefastas”, diz o delegado.

Violência nas escolas do DF

Onda de violência em escolas de Brasília assusta pais, alunos e autoridades

A prisão do estudante de 20 anos, na Asa Sul, nesta terça-feira (29), ocorre em meio a vários casos de violência nas escolas públicas do DF. O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou, na segunda-feira (28), parte de um planejamento para prevenir conflitos entre os estudantes.

O programa é uma ação conjunta, de diversas pastas, em resposta ao aumento no número de casos: de acordo com o Batalhão de Polícia Escolar, até a última quarta-feira (23), foram registradas 121 ocorrências nas proximidades de escolas do DF, ou seja, mais de uma por dia.

As secretarias de Educação e de Segurança Pública divulgaram as medidas que serão implementadas no plano. Entre elas, reforço policial, prioridade nas investigações sobre violência nas escolas e até “revista” no material dos alunos, caso a escola demonstre necessidade.

As secretarias de Saúde, da Juventude e da Justiça disseram que vão apresentar suas propostas “no decorrer desta semana”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *