Dia de Finados: cemitérios do DF abrem uma hora mais cedo nesta quarta-feira (2)
Funcionamento será das 7h às 18h30, no feriado. Haverá missas em todos os cemitérios; confira horários.
Os seis cemitérios do Distrito Federal vão abrir uma hora mais cedo nesta quarta-feira (2), Dia de Finados. As unidades da Asa Sul, de Brazlândia, do Gama, de Planaltina, de Taguatinga e de Sobradinho vão funcionar das 7h às 18h30, e os portões serão fechados às 19h.
Também haverá missas e celebrações em todos os cemitérios (veja detalhes abaixo). O atendimento nas administrações vai das 7h30 às 18h, e velórios e sepultamentos ocorrem normalmente no feriado.
As missas serão realizadas em tendas, com controle de público, nos seis cemitérios do DF. O arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, vai conduzir uma celebração em Sobradinho, às 8h; em Taguatinga, às 12h; e na Asa Sul, às 17h.
Veja horários e locais de outras missas nos cemitérios do DF:
Asa Sul, Gama, Planaltina e Sobradinho:
- 8h
- 9h30
- 11h
- 12h30
- 14h
- 15h30
- 17h
Cemitério de Taguatinga:
- 8h
- 9h30
- 10h30
- 12h
- 14h
- 15h30
- 17h
Cemitério de Brazlândia:
- 7h
- 9h
- 11h
- 15h
- 17h
Entrada dos visitantes
Segundo a empresa Campo da Esperança, a entrada de pedestres será livre pelo portão principal de cada cemitério. Apenas na unidade da Asa Sul, serão liberados dois portões: o principal, ao lado do templo da Legião da Boa Vontade (LBV), e o do Parque da Cidade, em frente ao estacionamento 6.
Em Planaltina e em Brazlândia, nenhum veículo será autorizado a entrar, por falta de espaço para a circulação.
Nas unidades da Asa Sul, de Taguatinga, do Gama e de Sobradinho só será permitida a entrada de veículos com autorização de vaga especial para idoso ou pessoa com deficiência, emitida pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).
Segundo a empresa Campo da Esperança, haverá transporte interno gratuito nos cemitérios da Asa Sul, de Taguatinga, do Gama e de Sobradinho. O serviço funcionará durante todo o dia.
O intervalo entre uma viagem e outra das vans será, em média, de 15 minutos, com ponto de partida na entrada principal de cada cemitério, aponta a concessionária do serviço.