Bolsonaro ignora desejos do PL em GO e apoia candidatura de Vitor Hugo
Integrantes do partido pleiteavam candidatura do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, mas presidente preferiu apoiar o amigo
Goiânia – O presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu, nesta segunda-feira (28/3), oficializar o apoio à pré-candidatura do deputado federal Vitor Hugo (PSL) ao governo de Goiás.
Em reunião com integrantes do Partido Liberal (PL), ele expressou o desejo, ignorando os esforços de integrantes da sigla em favorecer a candidatura do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido).
Vitor Hugo esteve presente na reunião. Além de amigo de Bolsonaro, ele foi líder do governo na Câmara e obteve o apoio do presidente, em muito, devido à amizade e parceria dos últimos anos.
Ao contrário de Mendanha, que aparece entre terceiro e segundo colocado nas primeiras pesquisas feitas neste ano e que é tido como voz forte de oposição ao atual governador, Ronaldo Caiado (União Brasil), o deputado ainda não obteve índices expressivos.
A direção do PL chegou a ensaiar uma aproximação entre Mendanha e Bolsonaro, nas últimas semanas. O prefeito de Aparecida de Goiânia publicou nas redes sociais a imagem de uma vídeo-chamada com o presidente no dia 21/3, na qual ele o parabenizou pelo aniversário, mas a relação com Vitor Hugo acabou pesando.
Recuo momentâneo
Aos integrantes do partido em Goiás, restou a opção de obedecer e fazer a vontade do presidente. Vitor Hugo, cuja filiação ao PL estava prevista para acontecer no evento que ocorreu em Brasília nesse domingo (27/3), recuou de última hora, diante da não oficialização do apoio por parte de Bolsonaro.
Nesta segunda, no entanto, após o anúncio feito pelo presidente, o deputado publicou um vídeo nas redes sociais, com a seguinte legenda: “Grande dia! A luta está apenas começando. Ficha de filiação ao PL assinada. Sou o pré-candidato do presidente Bolsonaro ao governo de Goiás”.
A chegada de Vitor Hugo ao PL e o apoio de Bolsonaro a sua pré-candidatura chacoalham o tabuleiro da eleição em Goiás. Mendanha, que ainda está sem partido e que esperava decidir seu destino político nos próximos dias, se vê agora obrigado a reavaliar a rota.
Ele havia sido escolhido por pessoas do PL, como a deputada federal Magda Mofatto, como o possível candidato do partido em Goiás e só aguardava o aval de Bolsonaro para se filiar na sigla.