Apoiadores de Lula formam fila quilométrica para acompanhar posse em Brasília
Público começou a chegar nas primeiras horas da manhã deste domingo (1º/1). Expectativa é de que 300 mil pessoas passem pela região
A Esplanada dos Ministérios começou a receber o público para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas primeiras horas da manhã deste domingo (1°/1). Apoiadores do novo chefe do Executivo federal chegaram cedo, na tentativa de conseguir o melhor lugar para vê-lo subir a rampa do Palácio do Planalto. Por volta das 9h, a fila formada tinha quilômetros de extensão.
Antes das 7h, diversas caravanas e pedestres ocupavam as vias de acesso N1 e S1, rumo ao gramado central da Esplanada dos Ministérios, de onde cerca de 300 mil pessoas acompanharão o evento. Na região, ambulantes vendem bandeiras, camisetas, alimentos e bebidas.
O cortejo que desfilará pela Esplanada sairá da Catedral Metropolitana com destino ao Congresso Nacional às 14h.
A passagem da faixa está marcada para começar às 15h. Na Praça dos Três Poderes, onde o público verá de perto Lula colocar a faixa presidencial, a capacidade máxima é de 40 mil espectadores.
A servidora pública capixaba Daniele Stange, 39, e o marido, o advogado André Figueiredo, 54, vieram do Espírito Santo e chegaram à capital federal na última sexta-feira (30/12). “Eu nem dormi essa noite. A ansiedade é grande”, comentou Daniela. “O dia de hoje representa a redenção”, acrescentou André.
Veja vídeo da movimentação:https://www.youtube.com/embed/Hf11r6fgjEM?enablejsapi=1
Sem demonstrar qualquer tipo de nervosismo pela espera da fila, as estudantes Ana Clara Braga, 21, Maria Lúcia Ferreira, 20, e Caroline de Oliveira, 19, já cantavam o Funk do Lula, música de Valesca Popozuda.
A cantora, uma das atrações culturais da posse, é uma das mais aguardadas pelas amigas, que vieram de Campinas (SP) para acompanhar a cerimônia.
“Os últimos dias nos deixaram preocupadas, mas, vendo a rua assim, a gente fica cheia de um sentimento de proteção, união e companheirismo. Percebemos que não estamos sozinhas nessa”, confessa Maria Lúcia.
“Nosso ônibus ia partir às 17h hoje, imagina? Convencemos a nossa caravana a voltar só amanhã. É para curtir cada segundo desse momento”, conta Ana.
Pontos de revista
Todos que chegam à Esplanada para acompanhar a cerimônia de posse passam por pontos de revista, perto dos ministérios da Economia — para entrar na área dos shows — e da Justiça e Segurança Pública — para acessar a Praça dos Três Poderes.
A entrada ocorre apenas pela via N1, do lado Norte do Eixo Monumental. Quem tentar chegar à Esplanada pela Via S1 ou pelas escadarias dos ministérios será impedido e redirecionado.
O casal de mineiros Flaviana Ferreira, 36 anos, e Alex Aguiar de Figueiredo, 52, chegou a Brasília no sábado (31/12). “Viemos apenas para assistir à posse. Não tinha outra foco. Viemos ver o Lula colocar a faixa no peito”, comentou o analista de sistemas.
Itens proibidos
Estão proibidos porte e uso de armas brancas ou de fogo e a entrada com objetos pontiagudos, garrafas de vidro e latas, hastes de bandeira, espetos de churrasquinhos, apontador a laser, armas de brinquedo, barracas, tendas, fogões, fogos de artifício, substâncias inflamáveis, drogas ilícitas, dispositivos de choque elétrico ou sonoro e álcool líquido.
A recomendação para quem pretende levar comida e água é de usar embalagens plásticas transparentes. Contudo, o público pode recorrer às barracas de alimentação dispostas em diferentes pontos da Esplanada dos Ministérios.
As manifestações de grupos contrários ao presidente não serão permitas na área central de Brasília. Qualquer ato fora dessa região será monitorado. Além disso, apenas as forças de segurança e equipes de filmagens autorizadas poderão operar drones nessa área.
Segurança
Sem contar todo o contingente da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Exército, o policiamento na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes terá, ao menos, 1,5 mil agentes de segurança.
Serão 1 mil policiais federais, 300 civis e 150 militares do Corpo de Bombeiros. O policiamento terá, ainda, apoio de servidores, guinchos e 35 veículos do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), além de reforço aéreo com helicópteros da PMDF.
metropoles