Com estoques baixos, Banco de Leite Humano precisa de doações
As mães que estão amamentando e desejarem doar devem ligar no 160 (opção 4) ou se cadastrar no site do Amamenta Brasília.
Os níveis de estoque dos Bancos de Leite Humano do Distrito Federal estão baixos. Segundo o Amamenta Brasília, ligada à Secretaria de Saúde (SES-DF), no mês de dezembro, a coleta tradicionalmente diminui. Com isso, o órgão reforçou a necessidade das doações nesta época do ano. As mães que desejarem doar devem ligar no 160 (opção 4) ou se cadastrar no site do Amamenta Brasília.
As coletas são feitas em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF). Os bancos e postos de coleta de leite funcionam para garantir alimentação adequada às crianças que nascem com baixo peso, prematuras ou com algum problema de saúde e que precisam permanecer internadas, após o nascimento, em decorrência de tais situações. De acordo com o Ministério da Saúde, é recomendado o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e a continuidade até os dois anos ou mais.
Para ser uma doadora de leite materno, é preciso estar amamentando ou ordenhando leite para o próprio filho, ser saudável, não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação e não usar álcool nem drogas ilícitas. Muitas mães têm dúvidas sobre como são feitas a doação e a coleta do leite materno, mas o procedimento é simples e o ato não interfere na amamentação do próprio filho, podendo inclusive ajudar no estímulo à produção de leite.
Para doar
Ligue 160 opção 4 ou acesse amamentabrasilia.saude.df.gov.br. Uma equipe do Banco de Leite vai entrar em contato para agendar a visita do CBMDF.