Eleições 2022: após fim do prazo, 150 candidatos e partidos não prestaram contas ao TRE-DF
Tribunal esperava receber 880 documentos até esta terça-feira (1º). Segundo Corte, no entanto, todos os eleitos na capital estão com situação regular junto à Justiça Eleitoral.
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) não recebeu as prestações de contas de 150 candidatos e partidos, referentes às eleições deste ano. O prazo acabou na terça-feira (1º), e a corte esperava receber 880 documentos.
Apesar do fim do período, aqueles que não regularizaram a situação com o TRE-DF têm até três dias para apresentarem os documentos necessários. Se perderem a segunda oportunidade, ficarão sem quitação eleitoral até o fim da próxima legislatura, ou até as contas serem apresentadas.
De acordo com o tribunal, das contas recebidas, 709 são de candidatos e 21 são de partidos. O governador reeleito, e os deputados distritais, federais e senadores eleitos estão todos na lista dos nomes regulares juntos à Justiça Eleitoral.
A lei exige que os candidatos prestem conta das campanhas, mesmo que tenham renunciado ao longo do período eleitoral. O objetivo é verificar a regularidade na arrecadação e aplicação dos recursos.