DF tem ponto facultativo e aulas suspensas nesta sexta-feira (28/10)
Ponto facultativo ocorre devido ao Dia do Servidor Público. Aulas na rede privada também ficarão suspensas, por causa das eleições
O Governo do Distrito Federal (GDF) manteve o ponto facultativo do Dia do Servidor Público nesta sexta-feira (28/10). Por isso, funcionários públicos locais poderão folgar. Alguns órgãos públicos terão adequações de horários. As aulas nas escolas da rede pública de ensino ficam suspensas devido ao ponto facultativo e à preparação para as eleições.
Na rede privada, também não haverá aulas nesta sexta-feira (28/10), somente preparação dos colégios e das instituições de ensino superior ou cursos livres para o segundo turno das eleições. A norma não vale para creches. O mesmo ocorreu em 30 de setembro, data do primeiro turno das eleições.
Em Brasília, haverá apenas eleição para presidente da República, pois o governador Ibaneis Rocha (MDB) foi reeleito no primeiro turno, com 50,3% dos votos válidos.
Documento assinado pelo governador mantém apenas “expedientes de trabalho do responsável pela administração das instituições que funcionam como zonas eleitorais, que devem se apresentar nas escolas, a partir das 7h, para o recebimento das urnas eletrônicas que são distribuídas pela Justiça Eleitoral”.
A reposição das aulas na rede pública seguirá as diretrizes da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Nas escolas particulares, ficará a critério de cada instituição.
Demais setores
Devido ao ponto facultativo, não haverá vacinação, e a testagem para Covid-19 ocorrerá apenas em serviços de emergência. Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Farmácias de Alto Custo, ambulatórios e policlínicas ficarão fechados, mas voltam a abrir normalmente na segunda-feira (31/10).
Unidades do Na Hora e do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), conselhos tutelares e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) também não terão expediente.
Os tribunais de Contas (TCDF) e de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), além da Câmara Legislativa (CLDF), adiaram o ponto facultativo desta sexta (28/10) para a próxima segunda-feira (31/10).