12 de junho Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

O dia 12 de junho é o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, os números da pesquisa PNAD, referentes ao ano de 2019, revelam que apenas no Brasil, cerca de 1,76 milhão de crianças e adolescentes se encontram em situação de trabalho infantil, sendo 66% de meninos e 34% meninas.

Esses números mostram a importância de criar e investir em políticas públicas de qualidade. Para o psicólogo Rubens Bias, ainda é necessário muito investimento e um olhar sensível para a causa no Distrito Federal, pois de acordo com a Codeplan, quase 17 mil crianças e adolescentes se encontram nesta situação. “É essencial debater, informar, e dar a importância que o assunto merece. Todos precisam aumentar os esforços para acabar com o trabalho infantil no DF”, conclui.

Os números de crianças e adolescentes que se encontram em situação de trabalho infantil estão diretamente relacionados à fome. Dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar, divulgados na última semana, apontam que mais de 33 milhões de brasileiros se encontram no mapa da fome, e destes 30%, ou seja, quase 10 milhões são crianças e adolescentes.

A consequências do trabalho infantil são inúmeras, por isso precisamos garantir que crianças e adolescentes tenham o direito de estudar, brincar, sonhar e viver as experiências próprias da infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *