Programa social dos Bombeiros atende idosos de 7 cidades do DF
Ao todo, mais de 1,2 mil inscritos participam de atividades como aulas de dança, artesanato, hidroginástica, natação e computação
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
O programa Bombeiro Amigo do DF abrange cerca de 1,2 mil idosos carentes por todo Distrito Federal. Atividades recreativas e de convivência são realizadas nos quartéis de Ceilândia, Samambaia, Gama, Guará, Brazlândia, São Sebastião e Santa Maria.
Para participar de qualquer uma das atividades sociais da iniciativa basta comparecer a qualquer uma dessas sete unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), assinar uma declaração de saúde e fazer a ficha de inscrição.
De acordo com a major Débora Gontijo, chefe dos programas sociais dos Bombeiros, 90% dos participantes são mulheres e a maioria opta pela dança. Apesar dos homens também participarem, ela afirma que eles também se envolver no projeto.
A dona de casa Sandra Bispo, de 54 anos, por exemplo, é voluntária no espaço de Santa Maria. Ela começou como aluna de dança do projeto. “Quando estou aqui, nem vejo o tempo passar. No dia em que não venho, parece que fica faltando alguma coisa”, afirma.
Além do atendimento aos idosos, o serviço social do CBMDF também atua com crianças e adolescentes. O grupo, carinhosamente chamado de Bombeiro-Mirim, age com pessoas de 7 a 14 anos.
A corporação também trabalha na parte de aleitamento materno, que consiste em recolher leite nas casas de mães doadoras. Cerca de 100 bombeiros, da ativa e da reserva, participam como voluntários dessas três frentes de ofertas sociais para a população.
Informações sobre os serviços de atendimento social do