Páscoa chega com preços mais altos e o desafio de recuperar as vendas
Vendas devem ter aumento de 1,9%, mas ficar 5,7% abaixo do período pré-pandemia. Valores dos ovos podem subir até 40% em 2022
Preto, branco, gourmet, recheado ou com brinde dentro. Sobram opções para quem não abre mão do chocolate na Páscoa. Porém, os preços não andam nada doces. No caso dos ovos de supermercado, por exemplo, a alta chega a 40% neste ano.
Mesmo com a expectativa otimista para as vendas no varejo, o resultado de 2022 pode continuar abaixo do período pré-pandemia, segundo uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A projeção é que as vendas no setor deverão totalizar R$ 2,16 bilhões neste ano, representando um aumento de 1,9% em comparação a 2021. Ainda assim, o resultado ficará 5,7% abaixo do alcançado antes do início da crise sanitária, em 2019, com R$ 2,29 bilhões.
Esse panorama pode ser explicado pela alta da inflação, que já soma 10,79%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Não foi apenas a gasolina, mas os alimentos da cesta básica, carnes, verduras, legumes, laticínios e, ele, o chocolate também mostraram alta significativa nos últimos 12 meses.https://41955f1af57184a95232cf0c2b598387.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
“Não teve como segurar os preços”
Desde 2017, Beatriz Cassemiro, 26, vende ovos de colher por meio de sua marca, a Bibi Doçuras, em Bonsucesso, zona norte do Rio de Janeiro. Com o chocolate 11,3% mais caro nos últimos 12 meses, segundo o IPCA-15, a empreendedora precisou repassar o aumento.
Seus ovos gourmet custarão de 20% a 35% a mais, dependendo do recheio. “Não teve como segurar. Um pote de Nutella que custava R$ 99 no ano passado, vale R$ 160 nesse ano”, afirmou, ao Metrópoles.
Segundo Beatriz, o aumento não ficou apenas nos ingredientes. “As embalagens, papel, plástico, tudo aumentou. As bolsinhas que antes custavam R$ 2 foram para R$ 4”, calculou.