Campus Party: conheça startups de Brasília onde o desafio é a inovação
Iniciativas mostram produtos como na nossa satélite, fertilizantes à base de microalgas e plataforma na internet para solicitar faxinas em casa. Feira vai até domingo (27).
Campus Party deve receber quase 10 mil campuseiros na Arena e 100 mil visitantes na área gratuita — Foto: Millena Campello/TV Globo
A quarta edição da Campus Party Brasília, que vai até domingo (27), conta com a presença de startups do Distrito Federal ,de diversos segmentos, onde o desafio é a inovação. As iniciativas expõem produtos como nanossatélites que vão para o espaço, fertilizantes à base de microalgas e um aplicativo para solicitar faxinas.
O evento começou na quarta-feira (23) e tem espaço para crianças, arena para manusear drones, batalha de robôs e outras várias atividades (veja programação para o fim de semana ao final da reportagem) . A exposição das startups, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), fica na parte de acesso gratuito – veja abaixo alguns trabalhos.
Nanossatélite
Os estudantes da UnB Victor Tadeu e Leonardo Souza criaram nanosatélites educativos para ajudar outros universitários — Foto: Millena Campello/TV Globo
Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram um nanossatélite. Victor Tadeu Ribeiro, de 24 anos, e Leonardo Souza, de 26, montaram uma metodologia educacional com o dispositivo, batizado de Idea Space.
A startup deles tem uma plataforma para que os estudantes construam todo o processo, desde a criação da missão espacial, até as características dos satélites.
“Eles podem montar o plano de acordo com o que escolheram. Temos vários sensores e eles selecionam, de acordo com a missão”, diz Leonardo.
A previsão é que o primeiro nanossatélite da dupla vá para o espaço no próximo ano. Enquanto isso, os sócios já estão negociando com um investidor dos Emirados Árabes, que, segundo eles, se apresentou “para alavancar o projeto”.https://a315e60849414299ce225b20d533cb8d.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Plataforma para solicitar faxina em casa
A Plataforma Chame A Lu funciona como um Uber de limpeza e faz a conexão entre clientes e diaristas — Foto: Millena Campello/TV Globo
Algumas startups investem em praticidade dentro de casa. Édson Neves desenvolveu uma plataforma para solicitar faxinas pela internet. A ideia surgiu em 2019, quando ele precisou de uma diarista, mas não conseguiu.
“A panela de pressão explodiu e sujou tudo. Estava esperando uma visita pra apresentar minha casa nova, e tentei, de todas as formas, conseguir alguém para me ajudar a limpar, mas não consegui”, conta.
Edson diz que ainda pediu ajuda a uma tia, chamada Luzia, que é doméstica, mas ela estava com a agenda cheia. A partir desse episódio, surgiu a ideia da plataforma “Chama a Lu”.https://a315e60849414299ce225b20d533cb8d.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
“Criei um site para ligar o cliente ao prestador de serviço. Como se estivesse chamando um carro de aplicativo”, diz Edson.
A startup fica com 15% do valor dos serviços contratados e faz a conexão entre os dois interessados – o cliente e o prestador. O próximo passo, segundo Edson, é criar o aplicativo e, em seguida, ampliar os serviços prestados. Atualmente, a startup tem 47 colaboradoras cadastradas.
Insumos agrícolas à base de microalgas
Insumos agrícolas feitos a partir de microalgas criadas em laboratório — Foto: Millena Campello/TV Globo
Produtos focados em agronomia e biotecnolgia também estão na mira da inovação, na Campus Party. Doutor em biotecnologia e biodiversidade pela UnB, Dagon Ribeiro desenvolveu insumos agrícolas à base de microalgas. De acordo com ele, a startup é a única empresa brasileira que trabalha com esse tipo de insumo.https://a315e60849414299ce225b20d533cb8d.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
“Os produtos ajudam a melhorar a qualidade do solo, aumentar a resistência das plantas e a produtividade”, diz Dagon.
Ele conta que as bioalgas são produzidas em laboratório. A empresa vende os produtos para “grandes culturas” e também para jardinagem.
Campus Party Brasília 2022
- Quando: até domingo (27)
- Onde: Estádio Mané Garrincha
- Ingressos: pela internet
- Entrada: obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19 ou exame PCR ou antígeno negativo, feito com 48 horas de antecedência
Programação
Sábado (26)
- Pyong Lee: O Poder da mente – 14h
- Workshop Agile: das 14h às 15h50
- Beatriz Kaylene – Agile NO Horse: 15h30
- Fabiano de Abreu: “Como mau uso da tecnologia pode prejudicar jovens e crianças”: 16h
Domingo (27)
- Gustavo Nenesk: “Como comunidades de gamers estão se tornando negócios multimilionários”: 13h30