Mesmo proibidas, festas de carnaval reúnem centenas de pessoas no DF

No Buraco do Tatu houve aglomeração com pessoas sem máscara neste domingo (27). No DF estão proibidos eventos carnavalescos por causa do aumento de casos de coronavírus.
Aglomeração no buraco do tatu neste domingo (27) em festa de carnaval no DFAglomeração no buraco do tatu neste domingo (27) em festa de carnaval no DF
Mesmo proibidas, as festas de carnaval têm reunido centenas de pessoas no Distrito Federal. No início da tarde deste domingo (27), houve aglomeração no Buraco do Tatu, próximo da Rodoviária do Plano Piloto (veja vídeo acima).
Além de estarem muito próximas umas das outras, a maioria das pessoas não usava máscara de proteção contra a Covid-19.
O governo do DF proibiu eventos carnavalescos e até fantasias por causa do aumento de casos de coronavírus (veja detalhes abaixo). A reportagem entrou em contato com o DF Legal e aguarda posicionamento.

No Gama, a Polícia Militar encerrou uma festa rave com 500 pessoas durante a madrugada deste domingo. Os militares apreenderam maconha, cocaína, crack, ecstasy e um simulacro de arma de fogo. Durante a operação, dois homens foram presos por tráfico de drogas.
O evento não tinha autorização da Administração Regional do Gama e, segundo a PM, também era realizado em “desacordo com os protocolos de biossegurança referentes à pandemia da Covid-19”. Os organizadores também foram levados para a 20ª DP para registro da ocorrência.
Na noite de quinta-feira (24), um bloco de carnaval também causou aglomeração na 408 da Asa Norte. A Polícia Militar informou que estava fiscalizando bares, quando encontrou o bloco e fez a desmobilização das pessoas no local.

Estrutura desmontada
Na sexta-feira (25) à noite, o DF Legal flagrou vários bares e casas de shows descumprindo as normas. Na quadra 2 do Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN) tinha fila para entrar, mas a fiscalização impediu que a festa continuasse. Os agentes interditaram o local por 24 horas e aplicaram multa de R$ 4 mil.
Em Santa Maria, um bar que descumpria os protocolos contra a Covid 19 foi interditado pela segunda vez e, com isso, a multa foi em dobro: R$ 8 mil.

No sábado (26) pela manhã, o DF Legal desmontou uma estrutura que estava sendo erguida no Setor de Clubes Esportivos Norte, sem autorização. No local tinha palco para show e 18 banheiros químicos. O responsável pela estrutura admitiu que a festa aconteceria durante a noite para 800 pessoas. Em dois dias, 17 estabelecimentos foram interditados e 8 fechados.
Ao todo, foram cerca de 150 estabelecimentos inspecionados entre sexta-feira e a madrugada de sábado. Foram aplicadas 11 multas por irregularidades como descuprimento do protocolo sanitário, poluição sonora e uso irregular de área pública.
RestriçõesPor causa do o aumento de casos de Covid-19 e a lotação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) nos hospitais, o carnaval 2022 no DF será sem festas públicas, sem eventos com cobrança de ingresso e sem aglomerações.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) informou, na segunda-feira (21), que todas as medidas de restrição contra o novo coronavírus serão mantidas. Desde janeiro, um decreto proíbe shows e eventos com cobrança de ingresso no DF. Além disso, o uso da máscara de proteção facial voltou a ser obrigatório ao ar livre.
Veja o que é permitido e o que é proibido neste carnaval, de acordo com as determinações do governo do DF:

Permitido:
Bares e restaurantes com música ao vivo, sem cobrança de ingresso e sem espaço de pista de dança (permitida cobrança de couvert artístico);Shows e festivais, a partir da comprovação da imunização e sem cobrança de ingresso;Eventos esportivos;Circos e teatros.

Proibido:
Eventos carnavalescos, como bailes, shows, desfiles, pagos ou gratuitos ou em espaços abertos ou público;Shows, festivais e qualquer tipo de evento com cobrança de ingresso ou com cobrança de contribuições do público;Bares e casas noturnas com espaço para dança;Festas e raves com cobrança de ingresso.

Apreensão de arma e drogas em festa no Gama, no DF, neste domingo (27) — Foto: PMDF/Reprodução
Estrutura era erguida no Setor de Clubes Esportivos Norte, sem autorização, e foi desmontada pelo DF Legal no sábado (26) — Foto: TV Globo/Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *