Imunossuprimidos: DF anuncia 4ª dose de vacina contra Covid para adolescentes; veja quem pode receber o reforço. Decisão segue recomendação do Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal anunciou, nesta sexta-feira (18), a aplicação de uma quarta dose da vacina contra Covid-19 para adolescentes imunossuprimidos. A decisão atende a uma orientação do Ministério da Saúde, divulgada no dia 10 de fevereiro.
O reforço deve ser aplicado quatro meses após a última dose. A aplicação da Janssen está liberada para todos que receberam a dose única do imunizante há, pelo menos, dois meses.
Segundo o Ministério da Saúde, são consideradas pessoas com imunossupressão grave as que se enquadrem em alguma das situações abaixo listadas:
Pessoas acima de 18 anos com imunossupressão grave devem tomar as três doses do esquema básico contra a Covid-19 com intervalo entre as três doses de quatro ou oito semanas, de acordo com o imunizante recebido. “Quatro meses após ser aplicada a terceira dose, será aplicada a dose reforço, somando, ao todo, quatro doses”, diz a Saúde.
São indicadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer-BioNTech ou Janssen.
Já os adolescentes de 12 a 17 anos com imunossupressão grave seguem o mesmo esquema vacinal dos adultos (primeira dose, segunda dose, terceira dose e dose de reforço), porém será aplicado exclusivamente o imunizante Pfizer-BioNTech.
Crianças de 5 a 11 anos de idade com imunossupressão devem receber a versão pediátrica do imunizante da Pfizer.
“É importante comparecer com cartão de vacina, documento de identidade com foto e laudo ou relatório médico”, recomenda a secretaria. A pasta diz ainda que, em caso de dúvidas, “em todos os locais de vacinação há um responsável técnico”.
Onde vacinar contra Covid-19:Primeira doseSegunda dose
Dose de reforço
Os imunossuprimidos com mais de 18 anos de idade também podem se vacinar nos postos de vacinação noturna e em drive-thru.